terça-feira, 29 de setembro de 2009

GM usa teatro e fantoches em palestras educativas

O trabalho de Educação para o Trânsito, desenvolvido pela Guarda Municipal de Tubarão conta com duas divertidas novidades. As palhacinhas Cambucá e Farofinha vão ajudar a conscientizar crianças e adultos para a importância de um trânsito mais humanizado e seguro.




A estreia das duas personagens ocorreu durante a Semana Nacional do Trânsito realizada de 18 a 25 de setembro, no estacionamento térreo do Farol Shopping. Caracterizadas como as personagens infantis, as integrantes da GM Cássia Berguemmayer e Luciane Martins Rodrigues repassaram ao público, importantes dicas sobre Leis de Trânsito. “As performances com as palhacinhas visam dar uma nova cara para as palestras e chamar mais a atenção dos alunos para o tema”, destaca a GM Luciane M. Rodrigues, coordenadora do setor de Educação para o Trânsito.

Outra novidade é o Teatro de Fantoches, que será apresentado para alunos da pré escola até o quarto ano. A mágica do teatro, muitas vezes, acrescenta ao currículo escolar uma maior vivacidade de situações que ampliam as possibilidades de o aluno aprender e construir o conhecimento. O uso de fantoches, no trabalho educacional, desperta potenciais de aprendizagem. As crianças identificam-se com os personagens, levando para o seu mundo interno conhecimentos, relações afetivas, baseadas nas histórias ouvidas e experiências vividas.

Na última quinta-feira (24) aconteceu no Colégio Santíssimo Sacramento (Irmãs Baianas) a primeira apresentação do teatro para cerca de 80 crianças das séries iniciais. “Hoje percebemos que o teatro realmente é muito importante, chama muito mais a atenção da criança, e ela assimila mais rápido as informações”, relata a GM Cássia.

“Agradecemos aos apoiadores que confiaram e ajudaram a concretizar o Projeto Teatro de Fantoches: Auto Escola Record, Comat Motos e Adolfo Pinter. Estas empresas e cidadãos sabem que educar as crianças e os jovens para o trânsito seguro é, antes de mais nada, colaborar para que haja um respeito mútuo entre, pedestres e condutores, e preparar este aluno para uma participação responsável no trânsito”, diz o GM Nilton José Vieira, que também integra o setor de Educação da GM.

Quem tiver interesse em levar os espetáculos para sua escola, deve entrar em contato com a GM Luciane no período matutino pelo fone (48) 3906-1050, na Central da Guarda Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A informação jornalística é dinâmica de ensino e aprendizado ao público. Comunicação emite opinião e forma opinião.