quarta-feira, 13 de junho de 2012

Alunos produzem diário de notícias com o DS

Rafael Andrade

educacao@diariodosul.com.br

TUBARÃO - Prestes a se aposentar por tempo de serviço, mas ainda com muita garra e vontade de ensinar, a professora Rachel Corrêa Garcia, regente de dois 5º anos da Escola João Paulo I, bairro Humaitá de Cima, em Tubarão, dedica boa parte de sua aula s discussões incorporadas à leitura, interpretação e a informações. Um dos materiais didáticos mais utilizados pela educadora é o Diário do Sul, que desde 2007 mantém o maior programa de responsabilidade social da região: o Informando o Cidadão do Futuro. Dentre as ações abordadas por Rachel está uma muito bem aceita por seus 60 alunos: o Diário de Notícias.
“Cada aluno traz, desde a primeira semana de aula, um caderno com matérias recortadas do DS. O trabalho é simples, mas de grande retorno pedagógico. Algumas vezes trabalhamos a mesma matéria, em outras o aluno pode escolher o assunto, recortar e colar em um caderno especial, o qual batizamos de diário. Então, é elaborado um resumo ou resenha, grifadas as dúvidas e sublinhadas as informações úteis”, explica Rachel.
Hoje, as duas turmas vão a Laguna acompanhar a tradição do Dia de Santo Antônio - padroeiro da Cidade Juliana. A professora detalha que esta saída de campo foi motivada após um trabalho com o Diário de Notícias, quando o DS trouxe uma série de matérias sobre Santo Antônio, sobre a cultura e a história de Laguna, que completa 336 anos hoje. “Fico muito curiosa com as notícias e como são produzidas. Meu pai também gosta de ler o DS. Aprendo muito, além de ficarmos bem informados”, destaca a aluna Vitória Elisa Galdino, de 10 anos.


Foto: Rafael Andrade/DS



Aluna do 5º ano da Escola João Paulo I, de Tubarão, mostra o Diário de Notícias produzido após análise do DS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A informação jornalística é dinâmica de ensino e aprendizado ao público. Comunicação emite opinião e forma opinião.