terça-feira, 17 de abril de 2012

Semana indígena inicia em TB


TUBARÃO – A sétima Semana dos Povos Indígenas, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep) da Unisul de Tubarão, iniciou na noite de ontem e prossegue até sexta-feira. Várias atividades estão programadas a explorar a temática do contato entre indígenas e europeus. O Dia do Índio será celebrado no próximo 19 de abril (quinta-feira). As ações de conscientização lembram a importância dos povos indígenas.
O Grupep busca transmitir conhecimentos em relação ao Patrimônio Arqueológico. Para isso, promove jogos, exposições, teatros e uma série de outras apresentações. A cada ano, o grupo busca novas metodologias e temáticas para serem transmitidas.
Cerca de 1,5 mil alunos de escolas púbicas e privadas de Tubarão e Capivari de Baixo devem prestigiar as exposições e as atividades artísticas, que ocorrem no Salão Nobre da Unisul, no bairro Dehon, em Tubarão. Segundo a coordenadora do Grupep, professora Deisi Scunderlick Eloy de Farias, a participação discente acresce a cada ano.
Bruna Cataneo, pesquisadora do Grupep, defende que “o conhecimento é a arma para a preservação”. Por isso, na Semana dos Povos Indígenas, são utilizas várias metodologias para levar a informação e à conscientização.
As peças retiradas de um navio que, estima-se, está naufragado há mais de 500 anos, também estarão expostos no Salão Nobre. Os destroços foram recuperados no litoral próximo à Praia da Pinheira e à Praia do Sonho, no sul da Ilha de Santa Catarina, e chegaram à Unisul em agosto do ano passado. Nesta época do naufrágio, o Brasil era habitado somente por índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A informação jornalística é dinâmica de ensino e aprendizado ao público. Comunicação emite opinião e forma opinião.