segunda-feira, 11 de junho de 2012

Alunos atuam em projeto de memorização


        TUBARÃO – Respeito, moral, ética e disciplina. Aprendizado conquistado por 25 estudantes de um 1º ano vespertino da Escola João Paulo I, bairro Humaitá de Cima, em Tubarão, segundo a professora regente, Isabel Antunes Ferreira. Ela aplicou, desde o início do ano letivo, um projeto de memorização. A educadora ressalta que o sucesso do projeto veio após ser aplicado um texto muito bem aceito pelos alunos e seus pais de um trecho da Bíblia. “Foi um processo lento. Toda a semana nós trabalhávamos uma frase e a memorizávamos. Após este processo, avaliamos a interpretação e a oração verbal. Concluímos o primeiro texto completo esta semana e partiremos para outro nos próximos dias”, adianta Isabel.
        Ela completa que a didática surtia efeito, inclusive, fora da sala de aula. “Vários pais me procuraram para agradecer e revelar que seus filhos começaram a recitar o texto memorizado em casa. É uma forma de ensinar com praticidade aos alunos de séries iniciais, principalmente para as crianças nesta faixa etária (seis anos)”, avalia Isabel.
       As escolas precisam seguir um cronograma pedagógico, mas algumas, além de seguir, incrementam outros projetos conforme a necessidade de cada comunidade onde está inserida. “Com isso, consigo enfatizar a alfabetização com a técnica de memorização e, consequentemente, ensinar o respeito que o colega precisa ter em sala de aula”, conclui a educadora.

Texto e fotos: Rafael Andrade


     

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